EQUIPE
DO PROJETO
COORDENADORA

BEATRIZ DE MELLO BEISIEGEL
Sou bióloga, com pós graduação em Etologia e Ecologia. Sou analista ambiental do ICMBio/NGI ICMBio Iperó, na Floresta Nacional de Capão Bonito. Pesquiso os carnívoros do Parque Estadual Carlos Botelho desde 1997. Atualmente coordeno o projeto “As onças pintadas do Contínuo de Paranapiacaba”, sou bioconstrutora de sonhos e escritora animalista.
EQUIPE
BIANCA FABIANA AP. COSTA
Formada em Silvicultura e Especialista em Geoprocessamento. Já atuei como Monitora Ambiental e de Biodiversidade do PE Intervales realizando trabalhos com Educação Ambiental, monitoramento de médio e grandes mamíferos, monitoramento de palmito Jussara e primatas. Atualmente trabalho como Analista Cartográfica da PGE-SP e sou voluntária em diversas ações para conservação. Sou a criadora do site e dos vídeos para o Projeto Onças do Continuo de Paranapiacaba, combinando ciência e arte que capturam a beleza das onças-pintadas e promovem a importância de sua preservação.


KATIA PISCIOTTA
Me dedico à gestão e manejo de áreas protegidas, em especial, às unidades de conservação, muitas delas, administradas pela instituição onde trabalho há 35 anos: Fundação Florestal do Estado de São Paulo. Tenho graduação em zootecnia, com mestrado pelo Programa de Ciência Ambiental-PROCAM/USP e doutorado pelo Departamento de Geografia/USP. Acompanho e tive oportunidade de desenvolver ações e atividades relacionadas à pesquisa científica, uso público, educação ambiental e outros aspectos de gestão das unidades de conservação, como abordagens jurídico administrativas e implantação de projetos. Tenho grande vínculo com temas voltados à fauna silvestre, tendo participado de grupos de trabalho voltados à elaboração de listas de fauna ameaçada de extinção e à construção de uma política estadual de proteção à fauna. Atualmente componho o grupo de acompanhamento técnico dos Planos de Ação Territorial-PATs desenvolvidos no Estado de São Paulo, no âmbito do Projeto Pró-Espécies (Ministério do Meio Ambiente), além de ter participado do Projeto “as onças pintadas do Contínuo de Paranapiacaba: identificação individual, estimativa populacional e apropriação pela sociedade” (Processo FAPESP 2019/20525-7).
CRISTIANO TRAPÉ TRINCA
Sou Zoólogo e trabalho com ecologia de populações e biologia da conservação. Desenvolvi pesquisas na Mata Atlântica e na Amazônia com temas que envolvem a população rural e os animais silvestres. Tenho experiência em análises populacionais utilizando modelos de captura e recaptura, ocorrência, co-ocorrência, abundância, dinâmicos e estáticos, utilizando o R como plataforma de análises. Tenho habilidades no uso do QGIS para trabalhos com com sistema de informação geográfica, elaborando mapas de distribuição de espécies, área de ocorrência, mapeamentos em geral. Tenho estudado diversos grupos de vertebrados e me interesso por temas como a caça de animais silvestres, a predação de criações domésticas, censo e história natural. Atualmente me interesso em compreender os mecanismos ecológicos que atuam nas interações entre espécies exóticas e silvestres em paisagens heterogêneas.


FRANCESCA BELÉM PALMEIRA
Sou uma mistura de bióloga de campo e de computador. Tenho experiência em Ecologia Aplicada, Modelagem Ecológica e Biologia da Conservação. Trabalho com as linguagens R e BUGS e com outras ferramentas de análise de dados, especialmente as versões livres. Também pesquiso a presença da onça na música popular brasileira e sou produtora musical do Baile das onças, uma produção independente que compõe o acervo de programas radiofônicos da Rádio UFSCAR.


